A ausência de imóveis para a locação e a escalada dos preços

15/03/2024

Desde o ano passado (2023) tem sido claro o aumento no valor dos aluguéis em todas as regiões do nosso país, fruto da escassez que atualmente tem existido, com falta de investidores que possam apostar nas locações e em especial no modelo verticalizado, que além de ser bastante procurado por clientes, ocupa um menor espaço com maior quantidade de imóveis.

O desenvolvimento das regiões que recebem universidades, grandes empresas, equipamentos públicos das 03 esferas do executivo, tem sido certamente o grande motor dessa procura atual de imóveis para a locação.

O sindicato das empresas de compra, venda, locação ou administração de imóveis residenciais e comerciais do Estado de São Paulo (SECOVI/SP), em sua pesquisa mensal registrou um aumento de 11,06 % no valor dos imóveis, no acumulado de fevereiro de 2023 a janeiro de 2024. Nesse mesmo período o índice que reajusta o aluguel caiu 3,32% e o índice de velocidade de locação, da divulgação do imóvel até a assinatura do contrato (IVL) quase que dobrou passando de 35 para 84 dias. Isso significa que a cada dia está mais difícil encontrar imóveis para a locação.

É importante também destacar que os meses de janeiro, fevereiro, julho e agosto, no ramo imobiliário ocorre um grande aquecimento em razão do início do período das aulas, seja em universidades em razão dos cursos superiores almejados, ou em escolas de ensino médio que estão localizadas em cidades maiores, e que recebem estudantes de cidades vizinhas em busca de melhor formação e preparação para os vestibulares.

Na nossa cidade esse panorama tem refletido nas mesmas situações, onde existe uma deficiência muito grande de imóveis para a locação em especial na modalidade residencial. Além disso, imóveis compactos como apartamentos de 01 ou 02 quartos, tem sido os mais procurados e os que possuem menor oferta, principalmente quando o locatário precisa de garagem para veículos.

Para resolver a situação presente que tende a se agravar nos próximos meses, é necessário que empresários do ramo imobiliário invistam em verticalização imobiliária urgente, com a construção de condomínios como já acontece em cidades como Campina Grande e Patos na Paraíba, além de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha no Ceará.

Bom fim de semana!

 

Francildo Lima – Direito Imobiliário

MAIS Notícias
1928: quem matou Paulo Brasil? (Parte II)
1928: quem matou Paulo Brasil? (Parte II)

Por Naiara Leonardo....... As eleições que aconteceram em 1926 repercutiram em 1927 e 1928 com o assassinato não apenas de Paulo Brasil, mas ainda e primeiramente do delegado de polícia de Iguatu. Este, ao que parece, foi assassinado logo após a posse para prefeito do...

Marisa não respondeu, mas o Brasil sim!
Marisa não respondeu, mas o Brasil sim!

O ano era 1998 e a parceria entre Samuel Rosa e Nando Reis (e que parceria!) já estava estabelecida. A coisa funcionava assim: o Samuel compunha as melodias e as enviava, numa fita cassete, para o Nando Reis escrever a letra. Numa dessas transações poéticas, o Samuel...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *