Caminhos para a prevenção do suicídio no Brasil

07/10/2023

Por Maria Eduarda Lobo (Estudante)

A segunda Geração do Romantismo foi marcada por pessimismo e morte como solução para todos os problemas. Frequentemente, os casos de suicídios no Brasil vêm aumentando, e as principais motivações desse ato são doenças psicológicas pouco discutidas no país e a sensação de desamparo por parte do indivíduo.

Diante desse cenário, muitos casos de suicídio estão interligados ao sentimento de solidão e transtornos psicológicos. Segundo o blog do O Estadão, estima-se que 90% dos cidadãos que cometem suicídio tenham algum transtorno de humor, psicólogo e/ou dependência química, atrelado a não enxergar soluções para os seus problemas. No entanto, muitas pessoas não demonstram possuir algum transtorno, como o caso do vocalista Kim Jong-hyun, do grupo “SHINee”, que aparentava estar bem para os fãs, quando na verdade dizia, em uma carta que enviou a uma amiga que: “A tristeza que me devorou aos poucos e finalmente me engoliu por inteiro”.

Ademais, houve crescente de casos de suicídios entre os brasileiros nos últimos anos. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde relata que aumentou 27,2% a taxa de suicídios entre 1980 e 2014, mais comumente entre jovens de 15 a 29 anos. Apesar de existirem diversas ações do Estado para combate às mortes, os dados mostram que apenas essas atitudes não estão sendo suficientes para a diminuição desse problema na sociedade brasileira.

Portanto, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação precisam organizar palestras em reuniões de pais nas escolas, abordando as doenças psicológicas e como isso influencia no desejo de cometer suicídio, incentivando o diálogo com as crianças e jovens. Além disso, a mídia deve propagar informações sobre essas doenças e o papel do psicólogo. Assim, com a ajuda de profissionais e diálogo, diminuirá a permanência desses casos aterrorizantes.

*Texto produzido na Oficina de Redação do professor José Roberto Duarte

  

DESTAQUE

Segundo o blog do O Estadão, estima-se que 90% dos cidadãos que cometem suicídio tenham algum transtorno de humor, psicólogo e/ou dependência química, atrelado a não enxergar soluções para os seus problemas. No entanto, muitas pessoas não demonstram possuir algum transtorno.

MAIS Notícias
É possível comprar um imóvel no céu?
É possível comprar um imóvel no céu?

Não é de hoje que algumas pessoas têm oferecido um terreno no céu, como uma proposta de transação imobiliária para entrar no ambiente celeste. Na realidade a resposta para a pergunta que intitula essa coluna é um NÃO literalmente MAIÚSCULO. O direito civil brasileiro...

E ela se foi pra nunca mais voltar!
E ela se foi pra nunca mais voltar!

Quando, na sua mocidade, o compositor cearense Evaldo Gouveia buscava a sorte no Rio de Janeiro, ele conheceu um pernambucano chamado Manoel Araújo, que era dono de um restaurante, localizado no bairro do Lema, chamado Cabeça Chata. Manelzinho, como era conhecido o...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *