Eulália Silva concilia MTB e vida profissional

25/09/2021

Tudo começou como sempre deveria: uma infância feliz. Foi no meio da natureza, brincando nas árvores no Sítio Água Branca, no Distrito do Baú, zona rural de Iguatu, que nasceu Ana Eulália Silva. Foi lá que nasceu também a paixão pela bicicleta, que faz dela hoje a principal promessa do mountain bike do Centro-Sul. Aos 24 anos, a jovem iguatuense é o principal nome da região nas competições de que participa.

Com uma infância humilde, aprendeu a andar na bicicleta emprestada por amigos. E o que era só diversão sem compromisso virou algo sério. Incentivada pelo seu esposo Luiz Caio, começou no ano passado a competir no esporte também conhecido como MTB. “Não gostava do exercício físico. Não tinha uma vida saudável, mas depois do ciclismo eu mudei completamente. Minha saúde melhorou. Até o psicológico melhorou”, contou.

Das quatro competições de que participou, conquistou o título em todas. Mas o maior dos desafios tem sido conciliar a vida de atleta, familiar e profissional como auxiliar de serviços gerais do campus Humberto Teixeira. “Minha rotina de treinos me exige um tempo de dedicação maior”, disse.

A pandemia e a redução da carga horária de seu trabalho fizeram-na se dedicar às duas rodas com maior intensidade e a sua família. A ciclista é mãe do pequeno Luiz Henrique, de três anos, que já é incentivado desde o berço a ter paixão pela bike.

Desafios

O esporte coloca a ciclista em terrenos variados que vão desde o solo montanhoso à estrada carroçável. Ou seja, a modalidade faz dela uma competidora mais versátil.

O palco do treino é o mais variado possível. Todo dia é um canto diferente. Barro Alto, Sítios Mirasul e Grossos são cenários associados ao vai e vem de Eulália. Diariamente pedala entre 25km e 30km. Para assegurar o seu ritmo, sua MTB tem peças e design que permitem pedalar por qualquer lugar, entretanto as reposições de equipamentos e manutenção às vezes se fazem necessárias e encarecem a atividade.

Profissionalizar-se no esporte e alçar novos voos é um desejo. Mas prefere viver um dia de cada vez, e o mais novo desfio está prestes a acontecer com 3º MTB XCO de São Pedro. “Fazemos muito por amor ao esporte. Temos apoiadores nas competições para inscrições. Mas o custo vai além. Há deslocamento, passagens e alimentação. Qualquer apoio é sempre bem-vindo”, finalizou.

MAIS Notícias
Iguatu tem semana com vitórias sobre Santa Cruz e Fortaleza
Iguatu tem semana com vitórias sobre Santa Cruz e Fortaleza

A Associação Desportiva Iguatu obteve duas vitórias nesta última semana em competições distintas. No domingo, 23, venceu o Santa Cruz (PE) no Morenão por 1 a 0 pela série D do Brasileiro. No feriado de quarta-feira, 26, venceu o Fortaleza por 2 a 1 pela Taça Fares...

Iguatu se classifica para fase seguinte da Taça Fares Lopes
Iguatu se classifica para fase seguinte da Taça Fares Lopes

O último compromisso no brasileirão série D neste ano acontece neste domingo, 23, às 18h. Sem chances de classificação, o Azulão tenta terminar da forma menos melancólica possível sua participação na competição diante do seu torcedor no estádio O Morenão, onde recebe...

Eliminado da Série D, Iguatu aposta fichas na Taça Fares Lopes
Eliminado da Série D, Iguatu aposta fichas na Taça Fares Lopes

Iguatu deu adeus à Série D do brasileiro. Matematicamente a equipe não tem mais chances de classificação a fase de mata mata. Com a derrota para o Pacajus-CE por 4x1 fora de casa e o complemento da rodada o time do Centro-Sul não tem mais chances de seguir na...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *