Iguatuense sai da vida sedentária e vira ultramaratonista

08/05/2021

Francisco Kleber Bandeira, 41, começou em 2018 fazendo pequenas caminhadas apenas como forma de se manter em atividade e controlar seu peso que era de 96kg. Mas ele queria mais e passou a praticar também corridas, motivado ao ver outras pessoas correndo.

Sua evolução foi tão rápida que em julho de 2018 já conseguiu participar como corredor oficial da Corrida Senhora Santana. Inscreveu-se no percurso de 5 quilômetros e mesmo com pouco fôlego conseguiu completar a prova. “No final comemorei aquela vitória como um se fosse um primeiro lugar”, comentou.

Com a prática das corridas, treinos, exercícios, Kleber Bandeira acabou descobrindo sua capacidade em alcançar bom rendimento em provas de longa distância. Sua dedicação o ajudou a descobrir também que alcançar os bons resultados só dependia dele mesmo. Passou a treinar forte depois que conheceu e fez amizade com alguns corredores do grupo ‘Amigos de Iguatu’, que percebendo seu potencial de atleta lhe passaram dicas preciosas de treino e corrida. A esta altura, Kleber já estava se dedicando às provas de 05 e 10 quilômetros. Nas competições em que participou, em sua categoria ganhou vários troféus, o que já foi uma grande vitória.

Mas a explosão da pandemia e o cancelamento das provas deixaram o atleta desmotivado para treinar, mesmo assim ele não desistiu. “Treinava à noite quando não tinha mais ninguém na avenida do Altiplano, onde resido atualmente, por conta do medo de contrair essa maldita doença”, afirmou.

Desafio

Sem as provas para correr e precisando treinar, para não parar Kleber começou a usar sua resistência nas corridas de longas distâncias. “Como não tinha prova e tinha perdido velocidade, em contrapartida eu tinha ganho muita resistência com as corridas longas. Então comecei um projeto com dois amigos, Israel Luciano e Elmo, com o intuito de percorrer todos os municípios que fazem limites com Iguatu, e assim fizemos. Fomos até Acopiara, Quixelô, Jucás, Cariús e Icó”, lembrou.

Kleber Bandeira lembrou que quando decidiu que queria se tornar um ultramaratonista, procurou uma assessoria para lhe dar o suporte técnico necessário. O atleta firmou parceria com a ‘Outdoor Run Cariri’ de Juazeiro do Norte, a qual lhe deu todo aporte para realizar a prova dos 100 quilômetros que seria em Canindé, mas foi cancelada por causa da pandemia.

Como a prova dos 100 quilômetros não aconteceu, o atleta decidiu junto com seu companheiro de treino, Israel Luciano, fazer o percurso de Iguatu até o distrito de São José, em Solonópole, numa distância de 60 quilômetros. Kleber afirmou que considerava um desafio quase impossível, mas como a vida é feita de desafios, resolveram que fariam o percurso. Segundo ele, foram meses de treino, conversas e testes. Até que no dia 1º de maio, mesma data que seria sua prova dos 100 quilômetros em Canindé, os dois atletas partiram do triângulo Iguatu/Quixelô às 2h30 da manhã com destino a São José. Um carro de apoio acompanhava a dupla. No veículo estavam a esposa de Kleber, Lélia, a filha Lara, a esposa de Israel, Keli, e o compositor Kleylton Bandeira, irmão de Kleber. As paradas para reidratar e repor a alimentação eram a cada 10 quilômetros percorridos. A chegada ao distrito de São José foi por volta das 8h30h.

Depois de correrem uma madrugada inteira e percorrerem 60 quilômetros, um feito inédito para a categoria deles, os dois chegaram exaustos ao destino, mas felizes por terem vencido o desafio.

“Esse foi o maior desafio que me propus até hoje na corrida. Desejo motivar cada vez mais as pessoas a saírem do sofá e buscarem uma vida saudável através da corrida. Essa é minha maior missão, esperando um dia a oportunidade de correr os 100 quilômetros, se Deus quiser”, finalizou Kleber.

 

MAIS Notícias
Iguatu tem semana com vitórias sobre Santa Cruz e Fortaleza
Iguatu tem semana com vitórias sobre Santa Cruz e Fortaleza

A Associação Desportiva Iguatu obteve duas vitórias nesta última semana em competições distintas. No domingo, 23, venceu o Santa Cruz (PE) no Morenão por 1 a 0 pela série D do Brasileiro. No feriado de quarta-feira, 26, venceu o Fortaleza por 2 a 1 pela Taça Fares...

Iguatu se classifica para fase seguinte da Taça Fares Lopes
Iguatu se classifica para fase seguinte da Taça Fares Lopes

O último compromisso no brasileirão série D neste ano acontece neste domingo, 23, às 18h. Sem chances de classificação, o Azulão tenta terminar da forma menos melancólica possível sua participação na competição diante do seu torcedor no estádio O Morenão, onde recebe...

Eliminado da Série D, Iguatu aposta fichas na Taça Fares Lopes
Eliminado da Série D, Iguatu aposta fichas na Taça Fares Lopes

Iguatu deu adeus à Série D do brasileiro. Matematicamente a equipe não tem mais chances de classificação a fase de mata mata. Com a derrota para o Pacajus-CE por 4x1 fora de casa e o complemento da rodada o time do Centro-Sul não tem mais chances de seguir na...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *