REFIS: a oportunidade de ficar em dia com o município

17/02/2024

O REFIS é um programa de recuperação de créditos tributários vencidos, com a concessão de vantagens aos contribuintes seja através de dispensa de juros e multas, seja através de parcelamentos com número de parcelas múltiplas. Em geral é adotado os descontos a partir do quantitativo de parcelas, ou seja, quanto menor o número de parcelas para pagamento da dívida existente, maior será a concessão de dispensa de juros e multas.

Nesse ano o REFIS do município de Iguatu será em data diferente, em razão das eleições municipais que ocorrerão em outubro. Pela legislação eleitoral a instituição de refis no período de campanha eleitoral é ilegal, porque pode ser entendido como um benefício e ser utilizado eleitoralmente por gestores.

É nesse sentido que as prefeituras alteram as datas seja para antes do período eleitoral (06 meses), ou instituir o programa após o período eleitoral, em geral nos meses de novembro e dezembro, o que não se adota por conta da necessidade de arrecadação dos créditos tributários para fortalecer o caixa do ente público municipal, e assim ser devidamente aplicado em obras e melhorias necessárias.

Ao contrário de que muitos contribuintes acreditam, o REFIS é aplicado não apenas no imposto predial e territorial urbano (IPTU), mas sim em todos os tributos existente na esfera municipal como o Imposto sobre serviços (ISS), entre outros.

Nesse sentido, a orientação é de que quem possui débitos com o ente público, é uma grande oportunidade para resolver a situação, uma vez que negociado o débito as certidões necessárias para alvará de funcionamento, certidão de nada consta de imóvel e contribuinte, entre outros, ficando assim com a possibilidade de obter certidão de nada consta referente a débitos com o ente público.

Por fim, é importante ficar atento para o lançamento do programa, para não perder essa oportunidade de liquidar débitos existentes com o município, como também economizar com juros e multas que compõe as dívidas existentes.

Na próxima semana traremos na nossa coluna mais um assunto solicitado pelos leitores, desta vez falaremos sobre avaliação de imóveis urbanos e rurais, seus aspectos importantes, metodologia, valores de mercado e de venda, entre outros pontos importantes nesse procedimento do mercado imobiliário.

Bom fim de semana!

MAIS Notícias
É possível comprar um imóvel no céu?
É possível comprar um imóvel no céu?

Não é de hoje que algumas pessoas têm oferecido um terreno no céu, como uma proposta de transação imobiliária para entrar no ambiente celeste. Na realidade a resposta para a pergunta que intitula essa coluna é um NÃO literalmente MAIÚSCULO. O direito civil brasileiro...

E ela se foi pra nunca mais voltar!
E ela se foi pra nunca mais voltar!

Quando, na sua mocidade, o compositor cearense Evaldo Gouveia buscava a sorte no Rio de Janeiro, ele conheceu um pernambucano chamado Manoel Araújo, que era dono de um restaurante, localizado no bairro do Lema, chamado Cabeça Chata. Manelzinho, como era conhecido o...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *